quinta-feira, 7 de maio de 2009

A MAQUIAGEM DOS PERSONAGENS DO SÍTIO


MAQUIAGEM DOS PERSONAGENS DO SÍTIO Na novelinha Sítio do Pica-pau Amarelo, da Globo, não é apenas o pó de Pirlimpimpim que é mágico. A maquiagem dos atores, que incorporam os fabulosos personagens criados por Monteiro Lobato, também parece ser carregada de magia. O trabalho dos profissionais envolvidos com a caracterização do elenco é primordial para levar as crianças a viajar pelo mundo da imaginação. É por isso que, todos os dias, muito antes do início das gravações, a correria nos camarins é grande para dar tempo de "transformar" os atores em personagens que há décadas enfeitiçam as crianças. "Contamos a história de um mundo encantado e a maquiagem de efeito é essencial para convencermos o público. Quase todo o elenco precisa de um tratamento diferenciado", destaca Ulysses Cruz, diretor do infantil.Entre as maquiagens mais diferentes, está a do Visconde de Sabugosa. O culto sabugo de milho ambulante, interpretado por Aramis Trindade, está com o rosto mais douradinho nesta temporada do "Sítio" e usa um narigão de látex. A caracterização do personagem inicia justamente pela colocação do nariz, colado à pele com uma espécie de verniz. Esse é um dos passos que exige mais cuidado, pois o resultado não pode ficar artificial. "Para não dar diferença entre o látex e a pele, passamos um outro produto por cima, uma espécie de rejunte", explica a supervisora de caracterização Sonia Hazan, que já está há quatro anos envolvida com a produção do programa.A cada dia de gravação, um novo nariz é confeccionado, pois não há condições de ser reaproveitado. Depois que ele já está colado no rosto de Aramis, chega a hora de passar uma base e um pó de cor amarela, que deixa o Visconde quase pronto para entrar em cena. Mas ainda falta um detalhe importante: colar a barba e o bigode. Enfim, depois de cerca de 40 minutos, o próprio ator encaixa sua peruca, coloca a cartola e apóia o óculos no nariz postiço. "Passo tantas horas desse jeito que, em casa, às vezes sinto falta do nariz", diverte-se o ator.E é claro que quem também tinha de aparecer para se transformar em Emília era Isabelle Drummond, que dá vida à bonequinha de pano. Nas mãos da maquiadora Ignez Costa, a atriz começa a ver seus longos cabelos serem presos para que a famosa peruca de retalhos de pano fique bem encaixada no final da preparação. O rosto de Isabelle é todo coberto por uma maquiagem branca. Mas o detalhe especial e mais complicado são os cílios. Os tracinhos desenhados em seu rosto para representá-los estão maiores e passam das pálpebras. "Assim, mesmo quando Emília está com os olhos abertos, é possível ver os cílios", detalha Sonia Hazan, que também idealizou a maquiagem da boneca.Mas na hora de finalizar a personagem Emília, as bochechinhas rosadas e a boquinha vermelha ressaltada dão o toque final. E é no momento de fazer esses dois ajustes importantes que Isabelle Drummond incorpora de vez o papel que interpreta. Bem ao estilo da boneca, ela mete o nariz onde não é chamada, pega o pincel e desenha suas próprias bochechas. E na intenção de conseguir comer alguma coisa antes que as gravações comecem, ela pinta a própria boca e resolve tudo à sua maneira. "Quase sempre gosto de desenhar minha própria boca", confirma Isabelle, toda apressada e ainda mais espevitada que a lendária boneca de pano.


Notícia:2006

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